// nosso método

A arquitetura é um processo. Quando projetamos, entendemos que estamos inserindo um novo elemento num espaço que já carrega um conjunto completo de características físicas, formais, culturais, legislativas e ambientais. Somado a isso, está o nosso papel de concretizar os desejos e necessidades das pessoas que nos confiam seus sonhos e objetivos. Por fim, em meio à multiplicidade das decisões projetuais, existe o lado indispensável da sensibilidade, que insere neste processo de produção o nosso lado criativo e humano, a partir das nossas vivências e percepções do espaço. A produção arquitetônica de qualidade é o resultado desse caminho que traduz toda a complexidade das restrições numa síntese de equilíbrio entre forma, função e contexto.

Essa compreensão sempre esteve presente no nosso processo, desde as primeiras produções. Cada projeto é único, as demandas moldam o resultado de forma leve e natural, entendendo que todos os elementos são relevantes. Nossa satisfação é produzir uma arquitetura sensível, exequível e funcional, fruto da compreensão, interpretação e refinamento das condicionantes e entendendo a complexidade como meio para alcançar a excelência.

No nosso método, seguimos algumas etapas que organizam o processo de projeto:

  1. Programa de necessidades

Na nossa primeira conversa, vamos definir todos os pontos que irão nortear o projeto que será desenvolvido.

Nesta etapa vamos conhecer e compreender sobre seus objetivos,

necessidades e expectativas sobre o projeto, além do alinhamento sobre particularidades do espaço, limitações e objeções. Desta forma poderemos determinar o caminho que será seguido em termos de espaço, orçamento, prazo e estilo, para alcançar as melhores soluções projetuais.

  1. Levantamento do local

Nesta etapa vamos fazer o levantamento de todos os dados referentes ao espaço físico no qual desenvolveremos o projeto.

Vamos analisar as características do terreno, topografia, dimensões, vegetação, entorno imediato, acessos, posição do sol, ventos dominantes e legislação vigente. Em projetos de arquitetura de interiores e reformas, analisamos o layout e estrutura existentes, vistas e acessos, iluminação e ventilação natural, entre outros.

Isso permite identificar a estratégia construtiva que melhor se adeque ao contexto, além de determinar fatores importantes do projeto quanto as possibilidades e potencialidades do espaço.

  1. Solução e Conceito

Nesta etapa vamos apresentar a primeira concepção do desenho arquitetônico. Nela veremos as soluções espaciais e a representação realística do projeto.

Vamos juntos visualizar e analisar o atendimento as necessidades e expectativas definidas nas etapas anteriores. A partir de diagramas explicativos, imagens realistas e tour virtual pelo projeto, será possível fazer a leitura do projeto como um todo: a localização da edificação no terreno, disposição dos espaços, dimensões, fluxos, acessos, sistema construtivo, materiais e estilo proposto.

  1. Projeto base e Compatibilização

Esta é a etapa de aprofundamento do projeto. Vamos apresentar os desenhos técnicos com definições mais específicas e informações mais detalhadas. Estes desenhos servem como base para elaboração dos projetos complementares (como os projetos estrutural, hidrossanitário, elétrico, entre outros).

Indicamos os profissionais qualificados para a realização destes serviços, realizamos o acompanhamento e supervisão dos projetos em reuniões com as equipes contratadas para orientações de início dos trabalhos e suporte necessário durante todo o processo de elaboração. Neste processo faremos a sobreposição entre os projetos complementares e o projeto arquitetônico com adequações conforme necessidade.

  1. Projeto de aprovação

Nesta etapa cuidaremos do andamento do processo de aprovação do projeto arquitetônico na Prefeitura Municipal. Nela, os órgãos responsáveis analisam e validam o atendimento às leis, normas e decretos referentes à edificação. Vamos elaborar os desenhos com todas as informações exigidas para análise do projeto pelos técnicos da prefeitura, realizar o protocolo no setor municipal responsável e acompanhar o processo, até a emissão do Alvará de Construção.

  1. Projeto de execução

Essa é a etapa destinada à elaboração e representação final das informações técnicas da edificação, necessárias para a contratação e execução dos serviços de obra correspondentes. O projeto de execução é a principal ferramenta que orienta e coordena as diferentes equipes atuantes no processo de execução do projeto e possibilita transformar o conceito apresentado em uma edificação real.

  1. Acompanhamento de obra

No acompanhamento daremos assistência à execução da obra. Por meio de visitas pré-determinadas, verificamos o processo quanto a qualidade e adequação com o projeto arquitetônico.

Nesta etapa manteremos a comunicação com as equipes especializadas, orientando e dando suporte às tomadas de decisões ao longo do processo de execução.